O Encontro contribui desde 2005 para o resgate do verdadeiro significado da música e já abriu janelas para 100 compositores mineiros e de outros estados
2014 é o ano que marca a 10ª edição do Encontro Minas na MPB. Tendo como cenário a Praça da Liberdade, entre os dias 15 e 16 de Agosto, às 20h30, dez artistas apresentarão canções de própria autoria para celebrar uma década de união em torno da valorização de compositores, intérpretes e instrumentistas mineiros e também de outros estados. Desta vez, o Encontro acontecerá durante o Festival Internacional Andando de Bem Com a Vida (ABC VIDA), que também completa dez anos de existência, em prol da qualidade de vida do planeta terra e seus habitantes.
Desde o início de sua realização até o momento, 90 compositores já passaram pelos palcos do evento, tais como: Fernado Brant, Tavinho Moura, Chico Lobo, Renato Motha e Patrícia Lobato, Tambolelê, Sérgio Moreira, Affonsinho, Cláudio Venturini, Fernando Muzzi, Wilson Sideral, Patrícia Amaral, Toninho Horta, Amaranto, Telo Borges, dentre outros. Agora é a vez de Alexandre Mestiço, Luiz Rosa, Luiz Salgado, Marcelo Morais, Mônica Dalmázio, Carter, Dannier Copertine, Gilberto Mauro, Laiza Moraes e Nen Viana se revelarem no tradicional Encontro Minas na MPB, que neste ano chega à casa dos 100 artistas e já faz parte do calendário cultural do Estado.
O Encontro nasceu de um projeto criado pelo cantor e compositor mineiro Zé Teixeira, em 2005. Zé Teixeira é cantor, compositor, graduado em Educação Artística com habilitação em música e produtor cultural. Natural de Água Boa, Minas Gerais, possui uma trajetória marcada pela sua participação em diversas entidades e movimentos culturais, sociais e ambientais no estado de Minas Gerais. Dentre os inúmeros Festivais dos quais participou, foi consagrado pelo Festival da Rede Globo, em 1996. Possui dois CDs autorais: Viverdenovo e Irreverência; e um contendo também músicas de outros artistas: Alquimista (este também em formato DVD). É autor também de outros projetos como: “Viva a Voz da Nossa Arte”; “Em’Cantos de BH”, que pretende se desdobrar em “Em’Cantos de Minas”, e posteriormente “Em’Cantos do Brasil”; “A Música de Minas” e “Folclore Brasileiro nas Escolas”. www.zeteixeira.com.br. Além de Zé Teixeira, Néia França, Paulo Lacerda, Waldir Cunha e Beto Lino fazem parte do time de organizadores do evento.
Uma década de empreendimento merece uma celebração especial. Esse é o símbolo de um recomeço, já que o número nove representa o fechamento de um ciclo e o número dez representa o marco zero de um novo decênio. Há muito para comemorar, refletir, apreciar, cantar e contribuir para o resgate do verdadeiro significado da música, a exemplo das palavras de Beethoven, no início da sua Missa Solene: “Do coração ela veio, ao coração se dirige.”
Serviço: Encontro Minas na MPB – 10ª edição
Datas: 15/08 (sexta-feira) e 16/08 (sábado)
Horário: 20:30 horas
Local: Praça da Liberdade (Praça da Liberdade, s/ nº, bairro Funcionários)
Entrada: 1 kg de alimento não perecível. Troca antecipada de ingressos
Loja Trem Azul (Av. Álvares Cabral, 373, Centro - 3222-7666)
Informações: 9105-4376 (Paulo Lacerda) e 9889-2706 (Néia França)
Assessoria de imprensa: Ana Carolina (31) 8798-4647
Apresentações de 15/08: Alexandre Mestiço, Luiz Rosa, Luiz Salgado, Marcelo Morais e Mônica Dalmázio
Apresentações de 16/08: Carter, Dannier Copertine, Gilberto Mauro, Laiza Moraes e Nen Viana
Que pena que o site deixou de ser atualizado; seria importante para os apreciadores da boa música!
ResponderExcluirVoltei a atualizar a agenda.
ExcluirAbraços!