Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Dia Internacional do Jazz


A cidade de Belo Horizonte recebe
Primeira edição do “Dia Internacional do Jazz”

 Evento que acontece em mais de cinquenta países do mundo terá sua primeira edição em 2017, no dia 30 de abril, com shows gratuitos de grandes músicos do jazz.

     Pela primeira vez a capital mineira vai celebrar e ser homenageada pelo Dia Internacional de Jazz. Músicos, instrumentistas e cantores de jazz irão presentear o povo e a cidade de Belo Horizonte com mais de sete horas de shows da mais alta qualidade, se juntando a uma tradição mundial que acontecerá em mais de 120 cidades ao redor do mundo.
      O evento é uma realização do Instituto João Horta e tem a curadoria e produção assinada por Toninho Horta, um dos maiores nomes do jazz do Brasil e do mundo.
O Dia Mundial do Jazz e festejado em todo o mundo no dia 30 de abril, domingo, e sua edição em Belo Horizonte acontecerá com shows de bandas, músicos, l e participações especiais de artistas convidados das 10h às 14h30, em um palco montado na Praça Diogo de Vasconcelos, mais conhecida como Praça da Savassi, na região centro-sul de Belo Horizonte.

      O idealizador do evento e presidente do Instituto Maestro João Horta, o guitarrista Toninho Horta, declara que “este é um ano muito importante para o Jazz e essa primeira edição do evento torna-se também muito representativa por comemoramos 100 anos de jazz, que tem como seu nascimento o distante ano de 1917, quando da primeira gravação de uma banda New Orleans. Então, estamos aqui dando uma dimensão maior ao evento, que chega de uma certa forma tardiamente a Belo Horizonte, e vamos ter a participação de 100 músicos nessa primeira edição, que passa agora a figurar no calendário dos grandes eventos de Belo Horizonte e Minas Gerais. Sendo assim, é de suma importância a participação e presença do público, pois tudo está sendo feito para reverenciar e homenagear Belo Horizonte e o povo das Minas Gerais com muita música e muito jazz”, declara otimista o curador Toninho Horta. 

A programação

      Dentre as atrações, estão confirmadas as presenças da Banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Toninho Horta e Grupo, Juarez Moreira Trio, Grupo Trivial (Augusto Cordeiro – guitarra; Pedro Gomes – baixo; Paulo Frois – bateria), Maria Bragança Trio, Banda Passupreto (Acauã Ranne – guitarra; Rafael Eloi – baixo; Jackson Ganga – saxofone; Marcelo Ricardo – bateria; Lucas Demoro – teclado), Trio Rota Jazz (Marco Garcia- guitarra, Marcio Piantino- baixo,Clóvis Correa- bateria). A participação dos músicos é voluntária, o que faz do evento um momento muito significativo para a cultura local. Cada atração se apresentará por 30 minutos e nos intervalos entre um show e outro, haverá som ambiente com o melhor do Jazz mundial.

 O Dia Internacional do Jazz

      No dia 30 de abril é comemorado em todo o mundo o “Dia Internacional do Jazz”. A data foi criada pela UNESCO e anunciada pelo pianista e Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, Herbie Hancock. A comemoração tem como objetivo lembrar a importância deste gênero musical e sua contribuição na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história.
      Por ser um modo de expressão musical em que as partituras são até dispensáveis, a história o jazz é também a história dos registros fonográficos. E esta história começou no início de 1917, quando a Original Dixieland Jass (depois Jazz) Band (ODJB), de Chicago, gravou para a RCA, no dia 26 de fevereiro, Livery Stable Blues e Dixie Jass Band One-Step. Com o sucesso dessas faces, a Columbia lançou logo em seguida, duas outras que tinha gravado um mês antes, com a ODJB tocando Darktown Strutters Ball e Indiana. Em 2017, a história do Jazz completa 100 anos!
      Muito difundido e valorizado nos EUA e Europa, o jazz vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil. Mas ainda é difícil encontrar espaços que valorizem esse estilo musical e suas inúmeras variações. Belo Horizonte já possui no seu calendário de eventos culturais, alguns festivais de jazz que já mostraram o quanto o público vem cada vez mais se envolvendo com tal estilo.
      Para reforçar ainda mais a importância do jazz na cultura musical brasileira, o Instituto Maestro João Horta (IMJH) apresenta a iniciativa de se comemorar o “Dia Internacional do Jazz” em Belo Horizonte, capital de um dos estados brasileiros mais ricos musicalmente, Minas Gerais. Toninho Horta, um dos maiores representantes da música instrumental brasileira, é o patrono deste projeto, assumindo também a curadoria.
      O IMJH está realizando, em parceria com a Belotur e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Belo Horizonte, a 1ª edição dessa comemoração, com o propósito de transformar esse dia em evento musical fixo no calendário cultural da cidade.
O dia do Jazz é comemorado nos principais países da Europa, Estados Unidos e Ásia..  Tornar essa comemoração fixa no calendário da cidade, é primordial para fazermos de BH um polo cultural e, assim, atrair a atenção de turistas nacionais e internacionais.
Contatos:

Idealização: Instituto Maestro João Horta
Realização: Belotur e Prefeitura de Belo Horizonte
Coordenação de Produção Executiva
Perla H. Machado -31-98458-8003 perlahmachado@gmail.com
Gestão Cultural / Gestão de Projetos
Ana Claudia Horta - 31-99849-8680 claudinhahorta@gmail.com


0 comentários:

Postar um comentário